o poder

o poder
poder de ajudar, sem nunca prejudicar ninguém

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Iniciação ou Auto-Iniciação são dois assuntos polêmicos.


Iniciação ou Auto-Iniciação são dois assuntos polêmicos.
Por quê?
Porque algumas pessoas, não é necessária essa passagem. É algo que inventaram para criar "títulos". Para outras a iniciação é bem vista e necessária e a auto-iniciação é alg
o impossível. E há ainda aquelas que acham a auto-iniciação válida ou até mesmo mais válida do que a iniciação feita por outra pessoa.

A respeito dessa ultima, algumas pessoas acham que a auto-iniciação é válida e até melhor por que é feita pela própria natureza, pelos deuses; não por outro mortal como ela mesma.

Ninguém pode afirmar verdades. Nenhum de nós somos deuses.

A única verdade é: Como você se sente em relação a esse assunto?

Sente-se preparado? Nunca se ache "indigno" para a auto-iniciação, ou que você não mereça isso. Todos somos capazes. Se alguém te disse que você não é digno, certamente essa pessoa tem problemas com o próprio ego. Ninguém tem direito de dizer se você pode sim ou não.

O fato de se iniciar é uma RESPONSABILIDADE. É um compromisso entre você e os deuses. Sabe o que é responsabilidade? Entende que regras humanas são quebradas diariamente, mas regras divinas NUNCA? Não se brinca com esse tipo de compromisso.

Você vai errar? Vai. Será perdoado? Sim ou não. Depende do que você vai aprontar.
Acidentes acontecem. Uma falta de controle com as palavras ou mesmo um erro em um ritual. Mas nunca viole as Leis Divinas, principalmente por livre e espontânea vontade.
Você é livre, faça o achar melhor.

“Faça o que quiseres sem prejudicar a nada e a ninguém”.

"Tudo aquilo que é feito para o bem ou para
o mal, retorna triplicado para nossa vida e nesta
reencarnação!"

Beijos!
Rosea Bellator, FONTE FACEBOOK, OFICINA DAS BRUXAS

O Ritual de Auto Iniciação na Bruxaria


O Ritual de Auto Iniciação na Bruxaria

*Este é um ritual wiccano*


O Ritual de Auto - Iniciação é um compromisso entre você e os Deuses, portanto deve ser feito em absoluta solidão. Escolha uma Lua Cheia, próxima de seu aniversário, se po
ssível, vá para um lugar próximo à Natureza. Uma casa de campo ou praia é o ideal. No dia do Ritual, procure estar em contato com a Natureza. Tire o dia para descansar. Afaste-se um pouco da televisão, dos jornais e de todas as fontes de notícias negativas. Esqueça as contas, os problemas de família e tire o fone do gancho. Escolha um local onde você não seja interrompido. Antes do Ritual, limpe cuidadosamente o local onde ele será realizado, mentalizando que todas as energias negativas estão saindo juntamente com a poeira. Tome um banho relaxante. Um banho com pétalas de rosa e algumas gotas de perfume é o ideal. Este Ritual pode ser feito ao ar livre, mas como a pessoa deve estar nua, eu acho melhor fazê-lo num recinto fechado para não atrair curiosos, e, principalmente, para não ter problemas com a Polícia!
Você pode seguir à risca o Ritual abaixo, ou usá-lo como base para criar o seu próprio Ritual, o que é bem melhor, pois você deve usar as suas próprias palavras para se dirigir aos Deuses sem ficar copiando ou simplesmente decorando textos de terceiros.



Os Materiais necessários para o Ritual são os seguintes:

o Uma vela preta representando a Deusa
o Uma vela branca representando o Deus
o Quatro velas para os Quadrantes, sendo uma vela preta para o Norte, uma vela branca para o Leste, uma vermelha para o Sul e uma azul para o Oeste (essas são as cores da tradição Celta, se você quiser, pode mudá-las)
o Incensório com incenso do seu agrado
o Um pires de Sal Marinho
o Uma vasilha com água de fonte, de rio ou água mineral. Procure não usar água de torneira
o Um Athame ou qualquer punhal de sua escolha
o Um cálice de Vinho Tinto (caso você não possa tomar bebidas alcoólicas, substitua por suco de maçã ou água)



O Ritual



Deve ser feito após o crepúsculo. deixe que o local escolhido receba a luz da Lua por alguns minutos. No dia do Ritual, procure não comer carne e nem tome drogas de espécie alguma. Faça um jejum ou coma frutas e verduras.
Quando for para o Círculo, tenha a certeza de que levou o material necessário para não ter que sair e interromper o Ritual. Se houver outras pessoas na casa, peça para que você não seja interrompida durante aquele período. Durante o Ritual, você deve estar nua, sem jóias ou qualquer adorno. Os cabelos ficam soltos se forem compridos. O objetivo do Ritual é nos apresentarmos aos Deuses da forma mais natural possível.

Acenda as velas em seus respectivos Quadrantes, que devem ser determinados com uma bússola antes do Ritual. Monte o Altar ao Norte, com a vela da Deusa à esquerda e a vela do Deus à direita.
No Altar também devem estar o Cálice, o Athame, o sal, a água e o incenso, que deve ser aceso na vela da Deusa. Você também pode colocar no Altar coisas que sejam importantes para a sua vida e outros objetos de seu agrado. Lembre-se que a liberdade é a essência da Bruxaria!
Apague as luzes e deixe que somente a luz das velas ilumine o aposento.
Segure o Athame com ambas as mãos e trace o Círculo no sentido horário, começando pelo Norte, e diga com energia e máxima concentração:

"- Em nome da Deusa e do Deus, eu traço este Círculo de proteção! Dele nenhum mal sairá. Dentro dele, nenhum mal poderá entrar. Pelos guardiões dos Quatro Quadrantes da Terra, eu convido todos os Elementais da Terra, do Ar, do Fogo e da Água para que entrem nesse Círculo e me auxiliem nessa iniciação."

Volte ao Norte, beije a Lâmina do seu Athame e coloque-o novamente no Altar. Pegue o Sal, jogue três punhados na Água e diga:

"- Abençoado seja o Sal que purifica esta Água!"

Segure a vasilha com a Água salgada e dê três voltas ao redor do Círculo, em sentido horário, enquanto deixa cair algumas gotas no chão. Volte ao Norte e diga:

"- Da mesma forma que o Sal purificou a Água, que minha vida seja purificada pelo Amor da Grande Mãe!"

Pegue o Incenso e dê três voltas ao redor do Círculo, no sentido horário, volte ao Norte e diga:

"- Abençoada seja esta Criatura do Ar, que leva até os Deuses a minha oferenda de Alegria!"

Fique defronte ao Altar e diga:

"- Eu (diga seu nome completo), compareço diante dos Deuses de minha livre e espontânea vontade, abrindo meu coração para as verdades e ensinamentos da Wicca.
Juro perante os Deuses jamais usar meus conhecimentos para prejudicar qualquer criatura viva ou para finalidades egoístas.
Juro nunca fazer em meus Rituais de Wicca nada que cause dor, sofrimento, humilhação ou medo a nenhuma criatura viva.
Juro defender meus irmãos e irmãs na Arte, bem como divulgar a Wicca para todos os que desejarem aprender, sem jamais tentar converter ninguém às minhas crenças ou menosprezar as crenças alheias.
Juro amar o Planeta Terra, procurar sempre harmonia com toda a Natureza, e, acima de tudo, colocar sempre a vida humana acima de interesses materiais.
Juro nunca prejudicar meus irmãos da Arte ou revelar seus nomes mágicos, embora eu tenha o direito e a obrigação de me defender contra energias ou pessoas negativas que queiram me prejudicar ou fazer mal aos que eu amo. A partir de agora, não existe nenhuma parte de mim que não seja dos Deuses; portanto, meu corpo é sagrado. Nenhuma parte dele é impura ou vergonhosa. Meu corpo merece todo o respeito, como fonte divina de vida e prazer.
A partir de agora, a verdadeira autoridade sobre mim virá somente dos Deuses. Não aceitarei nenhum tipo de opressão, nem ficarei ao lado dos que oprimem meus semelhantes em busca de poder.
A partir de hoje, lutarei para que a Justiça do Deus e Amor da Deusa sejam estabelecidos na Terra.
Assim seja!

Pegue o Cálice, derrame um pouco de vinho no chão e diga:

"- Da mesma forma que este vinho se derramou, que o poder seja tirado de mim se eu não cumprir meu juramento!"

Molhe o dedo no vinho, desenhe um Pentagrama no ponto entre as sobrancelhas e diga:

"- Que meus pensamentos sejam guiados pela Luz dos Deuses!"

Molhe o dedo novamente, e desenhe um Pentagrama em cada Pálpebra, dizendo:

"- Que meus olhos vejam o Poder dos Deuses em toda a Natureza."

Molhe o dedo, desenhe um Pentagrama em sua boca, dizendo:

"- Que todas as minhas palavras sejam para propagar o Amor dos Deuses."

Molhe o dedo e trace um Pentagrama em seu coração, dizendo:

"- Que a Grande Mãe esteja em meu coração, para que eu tenha compaixão por todos os seres humanos e por todas as criaturas."

Molhe o dedo e trace um Pentagrama na Região Sexual, dizendo:

" - Que meu sexo seja abençoado pelos Deuses, para que haja fertilidade em minha vida."

Molhe os dedos e trace um Pentagrama em cada um de seus pés, dizendo:

"- Que meus pés me levem pelos caminhos da Felicidade, e que os Deuses guiem todos os meus passos."

Segure o Cálice com ambas as mãos, beba o Vinho, deixando um pouco no fundo, e diga:

"- Este é o Útero da Grande Mãe. Dele eu vim, e para ele eu voltarei com alegria! Que assim seja, para o bem de todos!"

Jogue o resto do vinho no chão.

O Ritual em si está terminado, mas você ainda pode ficar mais alguns minutos no Círculo para meditar sobre a Bruxaria e todas as promessas assumidas.
Obs.: se você quiser assumir um nome mágico, assim que derramar o vinho no chão, diga:

"- De agora em diante, meu nome perante os Deuses é (diga seu nome mágico)."
Este nome deverá ser conhecido somente por você! Dentro de Um Ano e Um Dia, você poderá fazer um novo Ritual para confirmar seus votos, mantendo ou alterando seu Nome Mágico.

O Ritual de Auto-Iniciação é uma data de muita alegria; portanto, não fique preocupada se errar algumas palavras ou esquecer alguma coisa. Nem precisa ficar preocupada se você não souber falar palavras bonitas. O mais importante é o que está em seu coração, e os Deuses conhecem muito bem as palavras sinceras. Se você não tiver os materiais necessários ou um ambiente propício, improvise dentro das suas condições. Use a imaginação, pois o mais importante é o Amor e a Devoção pelos Deuses.

Vi lá no "caldeiraodeceridwen.sites.uol.com.br"

RITO DA AUTO-INICIAÇÃO



RITO DA AUTO-INICIAÇÃO

(NOTA: Depois da auto-iniciação na Arte, é importante que a pessoa estude a filosofia básica de Wicca e sinta sinceramente em seu coração que a Religião Antiga da Deusa é um dos caminhos corretos a seguir, para isso
 leia o livro Mistérios Wiccanos da Ed. Gaia.) Se você deseja se tornar um Bruxo e não pode ser iniciado por um coven – grupo de wicca (ou se prefere trabalhar como um Solitário), pode iniciar-se na Arte e dedicar-se à Deusa (Mãe) e ao Seu consorte o Deus (Pai), realizando o ritual da Auto-iniciação em uma noite de lua cheia ou crescente ou no seu aniversário.

Comece despindo suas roupas e tomando um banho ritualístico perfumado ou de ervas (simbolizando o elemento água) para purificar seu corpo e seu espírito de qualquer vibração. Durante o banho, limpe sua mente de todos os pensamentos mundanos, negativos e desagradáveis, e medite até seu corpo ficar totalmente relaxado.

Após o banho, trace no chão um círculo com cerca de 1,5m de diâmetro, usando giz , tinta branca ou com barbante. Salpique um pouco de sal (simbolizando o elemento terra) sobre o círculo para consagrá-lo, dizendo:

COM O O SAL EU CONSAGRO

E ABENÇÔO ESTE CÍRCULO

SOB OS NOMES DIVINOS DA DEUSA

E DO SEU CONSORTE, O DEUS

ABENÇOADO SEJA!

Sente-se no centro do círculo de preferência, voltado para o norte, com duas velas brancas (simbolizando o elemento fogo) e um incensório com incenso, (simbolizando o elemento ar) diante de você. (É melhor realizar esse ritual a sós e nu; entretanto, se você não se sentir à vontade para trabalhar sem roupa, poderá usar uma veste cerimonial branca.) Acenda o incenso, em seguida, a primeira vela e repita:

EU TE INVOCO E TE CHAMO,

OH DEUSA MÃE, CRIADORA DE VIDA

E ALMA DO UNIVERSO INFINITO.

PELA CHAMA DA VELA E

PELA FUMAÇA DO INCENSO

EU TE INVOCO PARA ABENÇOAR ESTE RITUAL

E PARA GARANTIR A MINHA ADMISSÃO

NA COMPANHIA DOS TEUS FILHOS AMADOS.

OH BELA DEUSA DA VIDA E

DO RENASCIMENTO,

QUE É CONHECIDA COMO DEVA, SHAKTI

ATENAS, BRÍGIDA, ÍSIS, MELUSINE, AFRODITE

E POR MUITOS OUTROS NOMES DIVINOS,

NESTE CÍRCULO CONSAGRADO A LUZ DE VELAS



EU ME COMPROMETO A TE HONRAR,

A TE AMAR E A TE SERVIR.

ENQUANTO EU VIVER

PROMETO RESPEITAR E OBEDECER À TUA LEI

DE AMOR A TODOS OS SERES VIVOS.

PROMETO NUNCA REVELAR

OS SEGREDOS DA ARTE

A QUALQUER HOMEM OU MULHER QUE NÃO

PERTENÇA AO MESMO CAMINHO;

E JURO ACEITAR O CONSELHO WICCANIANO DE

"NÃO PREJUDICAR NINGUÉM, FAÇAM O QUE QUISEREM."

OH DEUSA, RAINHA DE TODAS AS BRUXAS,

ABRO MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA PARA TI.

ASSIM SEJA.

Acenda a segunda vela e diga:

EU TE INVOCO E TE CHAMO,

OH GRANDE DEUS DOS PAGÃOS,

SENHOR DAS MATAS VERDES

E PAI DE TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES.

PELA CHAMA DA VELA E PELA FUMAÇA DO INCENSO

EU TE INVOCO PARA ABENÇOAR ESTE RITUAL.

OH GRANDE DEUS DA MORTE

E DE TUDO O QUE VEM DEPOIS,

QUE É CONHECIDO COMO CERNUNNOS, ATTIS, PÃ, SHIVA, DAGHDA, FAUNO, FREY, ODIN, LUPERCUS

E POR MUITOS OUTROS NOMES.

NESTE CÍRCULO CONSAGRADO À LUZ DE VELAS

EU ME COMPROMETO A TE HONRAR,

A TE AMAR E A TE BEM SERVIR.

ENQUANTO EU VIVER.

OH GRANDE DEUS DA PAZ E DO AMOR

ABRO MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA PARA TI.

ASSIM SEJA.

Mantenha suas mãos abertas e voltadas para os céus. Feche os olhos e visualize dois raios brancos de luz brilhante descendo dos céus e penetrando a palma de suas mãos. Uma sensação morna de formigamento se espalhará pelo seu corpo à medida que o poder do amor da Deusa e do Deus purificar sua alma.

Não se assuste se começar a ouvir uma voz (ou vozes) falando dentro de sua mente. Podem ser a Deusa e o Deus dentro de você, revelando sua presença. (Embora nem todos os Wiccanianos ouçam ou percebam as verdadeiras palavras ditas pela Deusa e pelo Deus alguns sentem sua presença divina e seu amor, não é incomum que as deidades pagãs falem diretamente com um Bruxo recentemente auto-iniciado, especialmente se ele ou ela for sensitivo.)

Permaneça no círculo sagrado até que as velas e o incenso terminem. (se for necessário apague as velas com água)

E, então, encerra-se o Ritual de Auto-Iniciação.

Texto de Auto-Iniciação adaptado por Otávio Leal do Livro: Wicca Craft de Gerina Dunwich.-OFICINA DAS BRUXAS,FACEBOOK

CHOCOLATE QUENTE COM ESPECIARIAS PARA MABON


CHOCOLATE QUENTE COM ESPECIARIAS PARA MABON

Bebida para Sabbath


Ingredientes:
- 250g de chocolate meio amargo, picado
- 1litro de leite
- 6 dentinhos de cravos
- 1 colher (chá) de canela em pó
- Um pouco de essência de amêndoa (comestível)
- Açúcar a gosto.

Preparação:

Aqueça levemente o chocolate com o leite, os cravos, a canela, a essência de amêndoa e o açúcar.

Mexa constantemente até que o chocolate derreta.
Se quiser bata no liquidificador até formar uma espuma tipo frapê.

Sirva.FONTE;OFICINA DAS BRUXAS

ORAÇÃO CIGANA DE CONSAGRAÇÃO:


ORAÇÃO CIGANA DE CONSAGRAÇÃO:



Peço aos Espíritos Ciganos Trabalhadores de Luz, com sua Força Divina,
que venham me ajudar.
Peço aos Ciganos que andam pelo mundo de carroça, de cavalo, de
carro e a pé, que tragam energias positivas dos quatro cantos do Mundo para me ajudar.
Aos Ciganos Velhos e os que ainda estão para nascer, aos que sofrem por amor e aos que são amados, aos trabalhadores astrais, que trazem energias do Sol e da Lua, das Estrelas e do Ar, do Vento e das Estradas, do Fogo Brilhante e da Água,
que sabem que a Mãe Terra nos Ama.
Peço a Santa Sara Kali,que me imante com os poderes da Santíssima Trindade, com a energia do Egito Antigo.
Eu agradeço ao Povo Cigano que eu tanto amo e que sei que me amam também, a todos os Espíritos Ciganos que me acompanham, agora unidos pelos laços de Consagração das Forças Astrais e Espirituais que compõem o mundo e com toda a FORÇA DA RAÇA DO POVO CIGANO...

QUE ASSIM SEJA!
QUE ASSIM SE FAÇA!
Postado por Adriana Cavalheiro;ALMA CIGANA

CÂNFORA


CÂNFORA

Seu poder está ligado à saúde e a clarividência.

Quando uma planta sofreu a ação do vento ou a ausência de água, tomará rapidamente força e vigor se for regada com água canforada. A proporção é de uma colherinha de cânfora em pó e
m uma garrafa de água.

Contra as traças não há nem um produto igual à cânfora, cujo odor é particularmente desagradável a estes insetos. Espalhar alguns cubinhos pelos armários e gavetas, as roupas estarão assim seguras.

O forte aroma pen­e­trante do óleo de cân­fora é um descon­ges­tio­nante poderoso. Ele descon­ges­tiona ime­di­ata­mente os brôn­quios, a laringe, a faringe, as vias nasais e os pul­mões. Por­tanto, é usado em muitos bál­samos descon­ges­tio­nantes e expetorantes.

Pó da Boa Sorte


Pó da Boa Sorte

INGREDIENTES:
2 partes de eucalipto;
1 parte de pinho;
1 parte de alecrim;
1 parte de salsa;
1 pilão para amassar as ervas

PREPARAÇÃO:

Pegue um pilão, coloque as ervas dentro e reduza-as em pó, num pó muito fino. As ervas deverão estar bem secas (ao abrigo do sol e da humidade)

Diga o seguinte encantamento:

“Que estas ervas me mantenham em boa saúde,
Ervas verdadeiramente encantadas,
As constipações, as tosses e os males não entrarão,
Pois as ervas para me proteger cá estão”.

Coloque um pouco deste pó, nos seus lençóis, no fundo do seu armário da roupa. Ande com um pouquinho deste pó consigo, numa bolsinha de tecido. Pode guardar o que sobrar dentro de um frasco bem fechado, ao abrigo da luz.

Foto: WITCHCRAFTS Artisan Alchemy™RECANTO DAS BRUXAS, FECEBOOK

ÓLEO ESSENCIAL DE CAPIM-SANTO


ÓLEO ESSENCIAL DE CAPIM-SANTO

NOME CIENTIFICO:Cymbopogon citratus.

PROPRIEDADES: Antidepressivo, anti-séptico, bactericida, carminativo, desodorizante, digestivo, diurético, fungicida, galactagogo, inseticida, profilático, estimulante e 
tônico geral.

MENTE: Tem efeito estimulante, restaurador e energizante, útil em estados de esgotamento. Tem efeito reanimador e ajuda a recuperar o ritmo normal.

CORPO: Sua ação revitalizadora torna-o um ótimo tônico para o organismo. Fortalece os nervos parassimpáticos, o que auxilia na recuperação de doenças, estimulando as secreções glandulares e os músculos durante a digestão. Estimula o apetite e pode ser útil no tratamento de colite, indigestão e gastroenterite.
Sua forte ação anti-séptica impede a disseminação de doenças contagiosas, sendo útil principalmente nas infecções respiratórias, como inflamação de garganta, laringite e febre.
É excelente para músculos doloridos, alivia a dor e torna-os mais flexíveis, pois ajuda a eliminar o ácido lácteo e estimula a circulação. Seu efeito tonificante sobre os músculos pode ajudar a tratar a flacidez de pele de corrente de dieta alimentar ou falta de exercício. Parece aliviar o cansaço das pernas, especialmente após longos períodos em pé.
É útil para afastar insetos e livrar os animais de pulgas e outros insetos nocivos. Sua ação desodorizante também os mantém com um aroma bastante agradável.

PELE: Proporciona ótima tonicidade à pele e pode ser eficaz no fechamento de poros abertos. Acredita-se que seja capaz de tratar a acne e equilibrar a oleosidade da pele. Problemas como pé-de-atleta e outras infecções por fungo podem reagir favoravelmente.



[Fonte: BySamia Aromaterapia]

FAZENDO REMÉDIOS COM ERVAS E PLANTAS MEDICINAIS







Muitas vezes, dispomos de verdadeiras farmácias em casa, na forma de plantas e ervas medicinais, mas não sabemos como prepará-las. Abaixo temos algumas das 
formas mais tradicionais de se preparar remédios a base de ervas medicinais.
Utensílios
Utiliza-se bules e panelas de vidro, esmalte ou aço inoxidável, de facas e espátulas de madeira ou inox, de peneiras de plástico ou nylon.
Um espremedor de uvas será bom para tinturas.
Elimine o alumínio, porque este elemento é muito bem absorvido pelas ervas.
Todos os utensílios têm de ser esterilizados – pelo menos durante 30 min. – em água fervente.
A esterilização é uma medida de higiene e evita que os remédios ganhem bolor.

Medindo Remédios
Nunca exceda as quantidades de erva que a dosagem indica.
O numero de gotas por ml varia conforme o calibre da pipeta (tamanho da sua extremidade), portanto verifique-o contando, se for preciso.
1 ml = 20 gotas
5 ml = 1 colher de chá
10 ml = 1 colher de sobremesa
20 ml = 1 colher de sopa
150 ml = 1 xícara de chá

Decoctos
Raízes, casca, raminhos e frutos precisam, habitualmente, dum tratamento mais energético do que folhas ou flores, até se lhes extrair os constituintes.
Um decocto exige que se faça ferver em fogo brando essas partes mais duras.
Podem-se usar plantas frescas, ou secas, que se cortam ou partem em bocadinhos.
Os decoctos ingerem-se quentes ou frios.
Uma dose-padrão é a 3 a 4 porções diárias (500 ml).
1 - Ferver a Erva – Coloque 20gr de ervas secas, ou 40gr de frescas numa panela.
Cubra-as com 750 ml de água fria e coloque no fogo, até o ponto de ebulição.
Deixa-as ferver 20 a 30 minutos, até o liquido se reduzir cerca de um terço.
2 Coar e Guardar – Por um coador, coe o liquido para dentro dum jarro.
Transfira para uma xícara a quantidade necessária.
Tape o jarro e guarde-o na geladeira, ou num local fresco, durante 48 horas – no máximo.
Dá 3 a 4 porções (500 ml).

Infusões

Trata-se da maneira mais simples de preparar as partes aéreas mais delicadas das plantas, principalmente folhas e flores.
Faz-se como se fosse um chá, usando uma erva ou várias, juntamente, e pode-se beber quente ou frio. A dose-padrão é de 3 a 4 porções (500 ml) por dia e tem de ser preparada diariamente.
1 - Colocar a Erva - Coloque uma colher de chá de ervas secas, ou duas de ervas frescas, ou várias ervas misturadas, num coador para tisanas e coloque-o na xícara.
Encha esta com outra xícara de água acabada de ferver.
2 - Infundir e Coar - Ponha a tampa da xícara e deixe infundir a erva 5 a 10 minutos, antes de retirar o passador. Acrescente-lhe uma colher de chá de mel como adoçante, se quiser, e beba imediatamente. Dá uma dose.
3 - Infundir no Bule – Coloque no bule 20 g de ervas secas, ou 30 de frescas.
Acrescente-lhe 500 ml de água acabada de ferver, tape e deixe repousar 10 minutos.
Coe parte da infusão para uma xícara e adoce-o com mel, se quiser.

Tinturas

Obtêm-se impregnando a erva em álcool para que exerça uma ação mais forte do que as infusões ou decoctos.
As tinturas duram 2 anos - no máximo - se guardadas num local escuro e fresco.
O álcool ideal é a vodka de 35 a 40º, mas o rum disfarça o gosto das ervas mais amargas, podendo ser usado também o álcool de cereais. Uma dose padrão é de 5 ml, diluídos em 25 ml de água, 2 a 3 vezes por dia.
1 - Acrescentar Álcool – coloque 200 g de ervas secas, ou 300 g de frescas, cortadas num jarro de vidro.
Acrescente-lhes 1 litro de álcool. Tape o jarro e rotule-o.
Agite-o 1 a 2 minutos e guarde-o em local fresco, durante 10 a 14 dias, agitando-o diariamente.
2 - Extrair o Líquido - Monte o espremedor de uvas e ponha-lhe um saco de rede, bem preso.
Coloque a mistura, esprema-a e apare o líquido do jarro.
3 - Engarrafar e guardar - Feche lentamente o espremedor para extrair todo o líquido e jogue fora o que restou da erva.
Com um funil, decante o líquido para frascos de vidro escuro. Tape-os com uma rolha de cortiça, ou uma tampa de rosca, rotule-os e guarde-os.
Ungüentos
Os ungüentos são feitos de óleos ou gorduras, aquecidos com ervas. Ao contrário das pomadas, não contêm água e forma uma camada independente á superfície da pele. Protegem-nos de feridas ou inflamações e concedem á zona afetada constituintes medicinais - como óleos essenciais. São úteis em problemas como as hemorróidas ou quando se precisa de hidratação - lábios gretados.
Podem-se fazer partindo de dezenas de bases, embora as mais simples sejam o gel de petróleo ou a cera de parafina branda.
Os óleos essenciais misturam-se mesmo antes de coar. Guarda-se o ungüento em potes de vidro escuro durante 3 meses - no máximo.
Aplicar um pouco, na área lesionada, 3 vezes por dia, é uma dose padrão.
1 - Ferver e Coar - Derreta 500 g de gel de petróleo numa tigela de vidro, metida numa caçarola de água a ferver. Acrescente-lhes 60 g de ervas secas, ou 150 de frescas, picadinhas, e deixe fervilhar 15 minutos, sempre a mexer.
2 - Espremer - Deite para dentro dum saco de pano fino, preso a um jarro. Deixe o líquido filtrar-se através de do saco e, com luvas de borracha, esprema do saco para o jarro o mais que puder do ungüento.
3 - Envasilhar e Guardar - Rapidamente coloque o ungüento derretido em frascos esterilizados, antes que solidifique no jarro. Ponha as tampas nos frascos, sem apertar. Quando esfriar, aperte então as tampas, rotule e guarde.
Emplastros
Um emplastro é uma mistura de ervas frescas, secas ou pulverizadas que se aplica a uma área afetada. Leva muito pouco tempo para preparar um emplastro e serve para acalmar as dores nervosas ou musculares, de entorses ou de fraturas, bem como para drenar furúnculos.
1 - Ferver a água - Ferva 2 minutos uma porção de erva que cubra a área afetada. Esprema-lhe a água da fervura, esfregue um óleo no local da aplicação, para evitar que a erva se pegue, e aplique-a aí, enquanto quente.
2 - Segure o Emplastro - Prenda bem a erva no seu lugar, com faixas ou ataduras de gaze. Deixe atuar 3 horas e ponha um novo emplastro de 2 em 2 ou 3 em 3 horas - conforme for preciso.

Pomadas

Trata-se de um processo em que se combina óleo e gordura, e água, numa emulsão.
Mas, se acelerar o processo, os ingredientes são capazes de se separar. Ao contrário dos ungüentos, as pomadas penetram e têm a vantagem de serem refrescantes e calmantes permitindo, contudo, que a pele respire e transpire naturalmente. No entanto, as pomadas podem-se deteriorar depressa e é melhor guardá-las em potes estanques e escuros, na geladeira - duram 3 meses.
Pode-se adicionar a uma pomada pequenas quantidades de outros ingredientes - tinturas, pós, óleos essenciais - antes ou depois de colocar nos frascos. É possível fazer pomadas com infusões, tinturas ou óleos infundidos.
A maneira comum de usar é esfregar um pouco na área afetada - 2 a 3 vezes por dia.
1 - Ferver Cera e Ervas - Derreta 150 g de cera emocionante numa tigela de vidro, em banho-maria. Acrescente-lhe 70 g de glicerina, 80 ml de água e 30 g de ervas secas ou 75 g de frescas. Vá mexendo e deixe ferver durante 3 horas.
2 - Coar e Mexer - Passe a mistura por um espremedor de uvas, ou um saco de pano fino, para filtrar. Mexa-a lentamente, sem parar, até esfriar e a pomada estabilizar.
3 Envasar e Guardar - Com uma faquinha - ou espátula - de metal, coloque a pomada em potes de vidro escuro. Aperte as tampas bem e rotule. Guarde a pomada na geladeira logo que puder - dura 3 meses.

Compressas e Loções

As loções são preparados de ervas com uma base de água - como infusões, os decoctos ou as tinturas diluídas - que usam para banhar pele irritada. As compressas são panos ensopados numa loção e seguros contra a pele. Podem-se guardar loções no frigorífico 2 dias - no máximo -, em frascos esterilizados e tapados.
Prepare outra compressa assim que a anterior esfriar ou secar na epiderme.
1 - Impregnar Compressas - Prepare 500 ml de uma infusão, ou decocto, ou dilua 25 ml de água, para fazer uma loção.
Lave as mãos e ensope na loção um pano macio ou de flanela - limpos, é claro. Torça o pano.
2 - Aplicar Compressas - Esfregue a área afetada com o óleo, para evitar que a compressa se agarre, e depois a coloque aí. Se houver dores e inchaço, enrole a compressa com película e deixe-a por 1 a 2 horas.
Xaropes

Como conservantes, o mel e o açúcar mascavo são eficazes e possíveis de se combinar com infusões ou decoctos para obter xaropes, mas estes também se podem obter da tintura - 1 parte para 3 de xarope. Ou, então, acrescentam-se pequenas porções de tintura a um xarope frio, para lhe aumentar a eficácia. Os xaropes têm a vantagem adicional duma ação apaziguante e, por conseguinte, são um veículo perfeito nas misturas para tosses e gargantas irritadas. Com o seu gosto doce, os xaropes disfarçam o das ervas desagradáveis ao palato e as crianças apreciam-nos grandemente.
Guarde-os num local fresco e escuro - 6 meses, no máximo. A dose-padrão é 5 a 10 ml, 3 vezes por dia.
1 - Preparar uma Infusão - Faça uma de 500 ml - ou decocto - aquecido durante o máximo de tempo para incrementar a ação da erva. As infusões precisam fervilhar 15 min. e os decoctos 30.
2 - Acrescentar Mel e Calor - Coloque o produto numa panela, ponha-lhe 500 g de mel ou açúcar mascavo, mexendo e aquecendo devagarzinho até o adoçante se derreter e a mistura ficar xaroposa. Tire do fogo e deixe arrefecer.
3 - Enrascar e Rotular - Com um funil deite o xarope frio em frascos esterilizados e guarde-os em sítio fresco e escuro.
Tape-os com uma rolha de cortiça: os xaropes têm propensão para fermentar e explodir, se tiverem tampas de enroscar.
Óleos Infundidos a Quente

Infundir uma erva em óleo permite extrair-lhes os ingredientes oleosos e solúveis para os óleos infundidos a quente as ervas levam uma fervura e podem-se conservar 1 ano - embora sejam mais potentes quando utilizados logo.
Tantos os óleos infundidos a quente como a frio são usados para massagem, ou acrescentados a pomadas e ungüentos, pode-se acrescentar um óleo essencial a um óleo infundido, antes de o enfrascar, para lhe aumentar a eficiência. Muitas ervas dão bons óleos infundidos a quente, principalmente as que servem para temperar - pimenta, gengibre, caiena. Esses óleos esfregam-se na pele para aliviar dores reumáticas e artríticas, melhorar a circulação sanguínea e relaxar os músculos.
1 - Ferver Ervas em Óleos - Misture 250 g de ervas secas, ou 500 g de frescas, picadas, 750 ml de azeite, ou óleo de girassol, numa tigela de vidro, em banho-maria. Tape e deixe ferver durante 2 a 3 horas.
2 - Coar o Óleo - Quando a mistura esfriar deite-a num espremedor de uvas, onde montou um saco de rede. Apare o óleo num jarro, extraindo-lhe todo o líquido.
3 - Engarrafar e Guardar - Com um funil coloque o óleo infundindo em frascos limpos, de vidro escuro. Tape-os com rolhas de cortiça, ou tampas de enroscar, e rotule-os.
Duram 1 ano, mas obtêm-se melhores resultados se só utilizados nos primeiros 6 meses.
Óleos a Frio

Usam-se como os anteriores. A infusão a frio é o melhor método para plantas frescas, principalmente se tratar das partes aéreas mais delicadas, como as flores.
O azeite é particularmente bom para este método, visto ser raro rançar. Estes óleos guardam-se durante 1 ano, embora se obtenha melhores resultados se utilizarem nos primeiros 6 meses.
1 - Infundir Ervas em Óleo - coloque 250 g de ervas secas, num jarro de vidro transparente. Despeje-lhes por cima 750 ml de azeite, para cobrir, tape o jarro e agite-o bem. Coloque-o num local que bata sol, como um peitoril, e deixe-o por aí por 2 a 6 semanas.
2 - Coar e Engarrafar - coloque a mistura num saco de pano fino, preso á borda dum jarro, e deixe o óleo filtrar-se. Esprema o resto do óleo, no fim.
Deite-o em frascos de vidro escuro, rotule-os e guarde-os.

ÓLEO ESSENCIAL DE CIPRESTE


ÓLEO ESSENCIAL DE CIPRESTE

NOME CIENTÍFICO: Cupressus sempervirens

PROPRIEDADES: Anti-reumático, anti-séptico, antiespasmódico, anti-sudoral, adstringente, cicatrizante, desodorizante, diurético, febrífugo, hemostático, estimulante do fí
gado, inseticida, fortificante, sedativo, estíptico, tônico geral e vasoconstritor.

MENTE: As pessoas nervosas e muito falantes se beneficiam bastante de sua ação calmante. Parece ter um efeito tranqüilizante sobre a irritação - parece purificar o espírito e remover bloqueios psíquicos.

CORPO: É merecidamente reconhecido em casos de excessos de qualquer tipo, especialmente de fluidos. Por isso, é eficaz contra hemorragias, edemas, perda excessiva de sangue, sangramentos nasais, fluxo menstrual muito intenso, sudorese excessiva, principalmente dos pés, e incontinência. Também pode ser benéfico para combater a celulite. Com seu efeito vasoconstritor sobre as veias, é muito benéfico para os casos de varizes e hemorróidas. Age como um tônico no sistema circulatório e também é útil quando há excesso de calor. Seu efeito tônico sobre o fígado ajuda a manter a composição regular do sangue.

Em geral, é comprovadamente benéfico ao sistema reprodutor, em especial no que diz respeito a problemas menstruais, como tensão pré-menstrual e os difíceis efeitos colaterais da menopausa, como ondas de calor, desequilíbrio hormonal e irritabilidade. Pode regular disfunções ovarianas e é eficaz contra as cólicas e o excesso de fluxo.

Sua ação antiespasmódica pode ajudar a aliviar tosses associadas a gripe, bronquite, coqueluche e asma. Parece amenizar câimbras musculares e reumatismo.

PELE: Exerce uma ação equilibradora sobre os fluidos. Controla a perda excessiva de água e pode, portanto, ser útil à pele madura. Também pode beneficiar a pele oleosa e com sudorese excessiva, além de curar rapidamente as feridas, em virtude de suas propriedades cicatrizantes.



[Fonte: BySamia Aromaterapia]

Magia para afastar uma pessoa negativa de sua casa


Magia para afastar uma pessoa negativa de sua casa

Ingredientes:
1 vela preta
2 velas brancas
1 pedaço de fita de cetim branca
1 prato branco

Amarre uma vela branca à preta com a fita branca, coloque-as em um prato, pegue a outra vela branca e coloque fora do prato, diga as seguintes palavras enquanto acende as três velas:
"Quero que fulano(a), se afaste de mim e que não mais possa fazer qualquer mal à minha pessoa, com o poder da grande lua que mingua nesta noite"
faça este ritual em noite de lua minguante, quando consumir as três velas, enterre-as em um jardim próximo a sua casa.

Foto: By © WITCHCRAFTS Artisan Alchemy™ by Liorah Lleucu.FACEBOOK_RECANTO DAS BRUXAS

Junípero


Junípero (Juniperus communis)

Planeta: Sol
Elemento: Fogo

O ramo de junípero é usado para evitar acidentes.
O grão seco tem a propriedade de atrair amor.
Essa planta protege a casa contra roubo.
É revigorante e fortificante da memória, alivia a fadiga, ansiedade, nevosismo, fobias, fraqueza, letargia, stress, cansaço mental.
Use na forma de essências e incenso, ou mesmo a planta.

CEBOLA


Se você come cebola troque cebola branca por cebola roxa.

Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina. “Experimentos fei
tos em laboratório mostraram que ela reduz consideravelmente a concentração da gordura no sangue”, conta a professora Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa. “A substância inibe uma enzima que participa da síntese de colesterol no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo.” Morangos e cerejas, saiba, também são reservas de antocianinas.

Batatas encantadas


RITUAL DA LUA