o poder

o poder
poder de ajudar, sem nunca prejudicar ninguém

sábado, 30 de agosto de 2014

Ritual a Semente de Nossos Desejos


" Que o Fogo da Verdade queime no Silêncio. E a percepção proveniente da observação silenciosa da minha vida, sem envolvimento, me ilumine. É necessário ver as coisas como de fato são, e não como suponho que possam ser.
Para tanto devo apenas ver e ouvir. Sem interpretar, sem julgar. Observando silenciosamente e vendo a Verdade queimando viva diante dos meus olhos ardentes"

Ritual: A sorte é a semente de nossos desejos. É preciso saber planta-la. Escolha um desejo de preferência um daqueles que você persegue há tempos. Faça então um pequeno buraco em um jardim, formule seu desejo em palavras e, para cada palavra pronunciada, jogue uma semente de flor. Depois tampe o buraco e aguarde, você terá uma agradável surpresa.

Ritual de Passagem Para Animais de Estimação


A perda de um animal de estimação provoca em nós um sofrimento muito grande. Se tivermos de o fazer por opção, (eutanásia), provoca em nós um sentimento de culpa e um remorso insuportável.
Este ritual que se segue é útil para enfrentar o sentimento de culpa, o remorso e a tristeza associados à morte dos nossos bichinhos queridos. Ajuda também a encaminhar os nossos animais em paz para a Terra do Verão.

Vai precisar:
Incenso de Sândalo
Uma vela Branca
Uma vela para a(s) Divindade(s)
1 Flor da sua preferência
Um Quartzo Rosa
Vinagre
Mel

Prepare o local onde vai fazer o rito e Acenda a(s) vela(s) a(s) Divindade(s), o incenso e saúde a(s) Divindade(s) dizendo:

Venho agora ter com vocês para que me liberteis
Desta dor e de todos os predadores emocionais
Que atormentam tão brutalmente o meu coração.
Afastai-os de mim! Libertai-me desta prisão!
Ascenda a vela branca, (*oferecendo-a ao seu animal de estimação), Pegue na flor e dê-lhe o nome do seu bichinho querido. Segure-a na mão, acaricie-lhe as pétalas e fale ao seu animal com amor e honestidade. Se foi caso de eutanásia, explique-lhe os seus motivos para por fim ao seu ciclo de vida, que foi para seu bem etc.
Caso contrario é altura para lhe dizer a solidão que sente com a sua perda.
Coloque a flor sobre o altar e ponha o Quartzo Rosa por cima. Diga ao seu animal que para si passará sempre a ser representado pela pedra, e explique que ele ou ela esta livre para seguir para a Terra de Verão, para poder voltar a renascer. Diga:
Pequenino(a), agora és livre de te afastar,
Alegra-te e brinca, o momento acaba de chegar
Em que o teu espírito o seu caminho empreenderá.
Diverte-te, sê feliz! O teu amor aqui permanecerá.
Medite sobre o espírito do seu animal a seguir o seu caminho, para o aconchego dos Deuses… Depois ponha uma gota de vinagre sobre a língua para representar a amargura que sentimos com a perda de um ser amado.
Dedique algum tempo para chorar e libertar-se de todos os sentimentos de dor dentro de seu coração. Liberte-se das emoções de uma vez por todas.
Quando sentir-se mais aliviado que já não tem mais lágrimas para verter, prove o mel e então alegre-se, celebre a relação que teve com o seu animal. Lembre-se de todos os bons momentos que passaram juntos, o amor que partilhavam e o papel que ele ou ela desempenhava na sua vida. Pense na liberdade em que ele se encontra agora e como deve estar feliz por poder correr voar saltar brincar em paz…
Agradeça a (s) Divindade (s) a sua presença reconfortante. Retire-se com respeito. Quando as velas tiverem ardido até ao fim, pegue no mel e na flor e deite em água corrente, num rio ou um ribeiro, despeça-se dela com carinho enquanto ela flutua para longe. Ofereça o mel aos seres da água. Guarde a pedra em sua casa num local seguro.

*Uma vela nunca deve ser acesa em vão! Mencione sempre o fim para o qual acende a luz, caso seja só para iluminação diga algo como “Faça-se luz na escuridão”, neste caso pode dizer “faça-se luz em nome (…nome do animal…).

Purificando sua casa



Usar odores para purificar o ar em casa é um costume antigo. Perfumes de ervas e especiarias foram reunidos e utilizados na culinária, purificação, como decoração ou como uso medicinal.
Hoje podemos usar um difusor com óleos essenciais como alfazema ou limão para refrescar um quarto.
Purifique a sua casa com este spray fácil.
12 gotas de Alfazema
6 gotas de eucalipto não retificado
6 gotas de limão
2 xícaras de água destilada
Combine os ingredientes e adicione ao frasco spray. Agitar suavemente antes de usar.

Magia da Aromoterapia



Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo, sendo então uma ciência que explora o uso dos óleos das plantas em beneficio da sociedade.
De determinadas plantas aromáticas é extraído o óleo essencial a ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.
Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas.
Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade.

Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação.
Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc…

É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta.
É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística.
A Aromaterapia deve, mesmo assim, ser empregada com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contraindicações, além de dosagens melhores formas de uso.

A aromaterapia, praticada há milhares de anos é, tal como o seu próprio nome indica, uma terapia que cura através dos aromas – aromas 100% naturais, extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas, e transformados em óleos essenciais que são utilizados na prevenção e no tratamento de doenças físicas e psicológicas.
Benefícios físicos, emocionais e espirituais
Escolhidos os óleos essenciais apropriados (sendo, por isso, importante procurar sempre um profissional de aromaterapia), os benefícios são mais que muitos e sentem-se a diversos níveis.

Mente – tratamento de cansaço mental, stress, tensão, certas fobias, insonias e outras perturbações do sono; aumento dos níveis de concentração, memória e produtividade.

Corpo – as propriedades anti-bacterianas dos óleos essenciais auxiliam na cicatrização de feridas externas; atuam no melhoramento da circulação sanguínea, na drenagem linfática e na eliminação das toxinas do corpo; tratamento de doenças de pele, perturbações digestivas, desequilíbrios hormonais, dores musculares e de articulações; aumento dos níveis de energia e bem-estar geral.

Estado emocional – os óleos essenciais também podem funcionar como um anti-depressivo potente, ajudando a acalmar e a aliviar estados de nervosismo, tristeza, pânico, ansiedade e de depressão; aumento dos níveis de auto-estima e de auto-confiança.

Estado espiritual – a aromaterapia também é utilizada para aumentar os níveis de consciência, percepção e de comunhão com forças maiores, sendo ainda parte integrante na prática da meditação.

O stress diário, os mil e um afazeres e a correria entre casa, trabalho e escola deixam qualquer pessoa no limite dos seus níveis energéticos… Uma das melhores terapias naturais para combater o cansaço e recuperar a energia passa pelo consumo de batidos saborosos, 100% naturais e reenergizantes. Experimente!
Infelizmente, o dia-a-dia pode surpreender-nos com situações desagradáveis e diferentes tipos de mal-estar.
Antes de ir à caixa dos medicamentos ou enquanto aguarda uma consulta, experimente estas curas naturais para algumas das queixas mais comuns.

Dores de cabeça/enxaquecas: um mal-estar (por vezes incapacitante) que afeta milhões de pessoas diariamente, existem várias curas naturais para o alívio das dores de cabeça e enxaquecas. As principais são as seguintes: beber um chá verde; aplicar óleo essencial de lavanda ou hortelã-pimenta nas têmporas e na base do pescoço; esfregar metade de uma lima ou limão na testa; colocar uma compressa fria sobre a testa durante 20 minutos.

Caspa: persistente e incomodativa, a caspa nem sempre responde bem aos champôs, nem aos melhores do mercado. Em alternativa aos químicos, experimente algo mais natural como o gel de aloé vera – espalhe no couro cabeludo e deixe atuar durante 20 minutos antes de enxaguar; ou então o vinagre de cidra de maçã (deite sobre o couro cabeludo e, de seguida, passe o mesmo por água).

Dor de garganta: para apaziguar uma garganta irritada, seca e inflamada, nada mais natural do que gargarejar com sal e água morna várias vezes ao dia, seguido de uma chávena de chá de mel e limão bem quente.

Acne/borbulhas indesejadas: ninguém gosta de acordar com uma borbulha gigante no nariz ou no queixo e se o seu creme de limpeza habitual não estiver a surtir o efeito desejado, experimente lavar a pele com aveia – um esfoliante 100% natural que limpa a pele em profundidade, eliminando o excesso de óleo e outras impurezas que a possam estar a entupir.

Dor de dentes: insuportável e insistente, quem sofre com dores nos dentes nunca ansiou tanto uma ida ao dentista mas, enquanto não chega a hora da consulta, é importante aliviar essa dor. Como? Existem duas curas naturais que pode experimentar: deite algumas gotas de óleo essencial de cravo-da-índia no dente/gengivas afetadas ou então trinque um pedaço de alho esmagado.

Dor de ouvidos: tão mau como a dor de dentes, só a dor de ouvidos e uma das melhores curas naturais passa pela colocação de algumas gotas de óleo essencial de alho ou de vinagre branco no ouvido afetado. Deite-se sobre o lado oposto para permitir a atuação destes ingredientes naturais que afastam a instalação de bactérias.

Náuseas/vômitos: algumas das curas naturais mais comuns para este mal-estar passam pela ingestão de um chá de gengibre ou então cheirar uma folha de hortelã ou um pouco de óleo essencial de lavanda.

Azia: para curar de forma natural uma barriga inchada e eliminar os desagradáveis arrotos, tome uma ou duas colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã – vai ajudar a desfazer os alimentos que estão a causar esse mal-estar.

Flatulência: se sofre frequentemente de flatulência, a sua cura natural passa pela melhoria do processo digestivo e isso pode ser conseguido através do consumo de especiarias naturais como o anis, hortelã, gengibre, aneto e coentros. Pode ingeri-los em forma de chá ou então incorporando as especiarias na confecção dos próprios alimentos.

Obstipação: se sofrer com o reverso da medalha, ou seja, com a obstipação, então esqueça os laxantes e mune-se desta simples cura natural – tome 2 colheres de chá de azeite misturado com sumo de laranja ou de limão.

Queimaduras: as queimaduras acontecem diariamente na cozinha e a verdade é que existem muitos ingredientes naturais que temos em casa e que podem aliviar imediatamente esse mal-estar – espalhe mel ou mostarda sobre a zona queimada ou então corte uma batata a meio e esfregue-a cuidadosamente sobre a pele.

Cortes: um corte significa sangue e dor, mas para estancar simultaneamente esse sangue e essa dor, polvilhe o corte com um pouco de pimenta de Caiena. Curas naturais e alternativas que funcionam!

As práticas e terapias alternativas são adeptas de uma ocasional dieta de desintoxicação mas, em vez de ser exclusivamente motivada pela perda de peso ou alteração de hábitos alimentares, este regime pretende renovar o funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, com vista a potenciar a energia e o bem-estar geral do organismo.

Deus Ganesha

No hinduísmo, Ganesha é uma das mais conhecidas e veneradas representações de Deus. 

Ele é o primeiro filho de Shiva e Parvati e é considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. É representado como uma divindade amarela ou vermelha, com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante, com uma única presa, montado em um rato. 

Seu corpo é humano, enquanto  a cabeça é de um elefante; ao mesmo tempo, seu transporte (vahana) é um rato. Desta forma, Ganesha representa uma solução lógica para os problemas. É adorado junto a Lakshmi (a deusa da abundância) pelos mercadores e homens de negócio (A razão sendo a solução lógica para os problemas e a prosperidade).

Ganesha é conhecido também como o destruidor da vaidade, egoísmo e orgulho.
 

Ele representa o perfeito equilíbrio entre força e bondade, poder e beleza. Também simboliza as capacidades discriminativas que proveem a habilidade de perceber a distinção entre verdade e ilusão, o real e o irreal.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Pat Metheny - One Quiet Night - Ondine

Meus Filtros

Estes filtros eu fiz.....vindo de minha alma, inspirados  nos espìritos livres dos índios...uma conversa de alma para alma...de coração para coração.






Filtro dos Sonhos

É uma mandala. Segundo Jung, a mandala se encontra na própria alma humana, aparecendo nos sonhos e em diversas imagens criadas pelo nosso inconsciente. O Circulo
Representa, o Círculo da Vida. As rodas, ou círculos, representam a totalidade. O círculo é o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim.Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer era e em qualquer cultura, um Círculo de Poder, serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do Universo e o Grande Tudo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais. A Teia e a Pena
Os fios da teia, que são ligados ao círculo, podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias) 8 pontos (8 pernas da aranha = oito direções sagradas ), 13 pontos (13 Luas), variando de acordo com cada tradição e intenção.
Pode ser colocada uma pena no centro, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns são colocados uma pedra/cristal. Tudo o que é colocado possui um significado.O Centro da Teia
Corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força que abrange o Universo inteiro.
Coloque seu filtro de forma ritualística. Isso é o que diferencia um adorno de um instrumento de poder. Purifique antes o ambiente, o próprio filtro, e coloque sua intenção. Faça sua própria cerimônia. Peça proteção para o lar, família, pensamentos.
Atualmente muitas lojas vendem filtro dos sonhos, alguns industrializados com penas coloridas, espelhinhos. Particularmente, prefiro algo mais tradicional, mais rústico, feito artesanalmente com cipós colhidos, com preces e orações. Você poderá comprar em lojas ou aprender a fazer numa oficina de confecção (acho mais interessante !)
No xamanismo evoca-se a essência espiritual da aranha para compreender melhor a "teia da vida", para evocar a criatividade e a imaginação. Inspira a visão e o poder para trazer nossos sonhos até a realidade. Para se obter independência e coragem, para rompermos com armadilhas que criamos, sejam emocionais ou espirituais. Para rompermos a teia da ilusão, construirmos novos sonhos, para sonharmos mais, para tecermos nossa própria vida.
Bons Sonhos !

Filtro dos Sonhos - dream catchers

A história dos dream catchers
Os sonhos desempenhavam um papel fundamental na vida dos Ojibwe. Para este povo que vivia na região dos Grandes Lagos americanos e que hoje também se espalha por outras regiões do Novo México, aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua passagem pela Terra. Por causa disto, o dream catcher era uma ferramenta essencial.

O filtro de sonhos, como ficou conhecido em português, na verdade, não é um filtro, é uma teia. Os Ojibwe acreditam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós. Então, na verdade, estes sonhos são bons sonhos. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para separar estes sonhos e energias ruins que existem os dream catchers. 

A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem. Os círculos são feitos com ramos flexíveis de salgueiros e revestidos com tiras de couro. 

Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. O bebê, observando a pena dançar ao vento, aprende uma lição sobre a importância do ar. Além disto, a pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. A pena de águia, masculina, serve para dar coragem. 

Para captar os sonhos dos adultos, os dream catchers são trançados em fibra e não com ramos de salgueiros. Por isso são mais resistentes.